Você tem ideia do que precisa ser feito para aumentar o reconhecimento da marca da sua empresa no seu mercado de atuação?
Existem várias ações que podem ser feitas, mas abaixo seguem 6 dicas matadoras para auxiliar em suas descobertas.
1. Se necessário, reformule o branding
O branding é o ponto de partida para a sua marca ser conhecida e desejada.
Ele deve ser definido desde o início e acompanhado durante todos os anos de vida da empresa. Ou seja, é a gestão da imagem da sua marca em geral.
Saber o que sua empresa vende e quais são seus produtos e serviços são questões óbvias que devem ser respondidas claramente pelo gestos, mas é preciso ir além dessas informações para vender uma ideia.
Muitas vezes a marca não consegue ser reconhecida por um erro de branding. Sendo assim, é necessário encontrar um novo caminho e se reposicionar no mercado.
2. Faça uma segmentação de mercado efetiva
O posicionamento adotado precisa levar em consideração a(s) persona(s) do negócio. Se seu target não se identificar com a imagem que sua empresa está passando, todo o seu planejamento de marketing não tem sentido e muito menos, aplicação prática.
Ninguém consegue ser bom em tudo. Se você escolhe abrir uma loja de materiais para construção, é imprescindível selecionar um público específico para atingir com suas campanhas.
3. Crie um vínculo emocional com o consumidor
Ao definir seu branding, automaticamente você se propõe a comunicar para o mercado a filosofia da empresa, seus valores, suas crenças, seus objetivos, entre outros detalhes.
A partir de então, é preciso que essa personalidade empresarial transpareça para seu público alvo, através de um sistema de comunicação assertivo e eficiente.
Se uma padaria tem como diferencial a capacidade de produzir muitos pães, os consumidores precisam saber que eles terão pães quentinhos a todo momento.
4. Preocupe-se com a identidade visual
Não é apenas a comunicação verbal que deve ser levada em consideração, mas também a não verbal. Todos os elementos que compõem a sua marca passam uma mensagem.
A sua identidade visual deve seguir uma linha em todos os meios de comunicação e no seu estabelecimento físico. Isso vale para o site, as páginas nas redes sociais, os anúncios nas mídias tradicionais e onde mais você estiver presente.
5. Esteja presente em diferentes meios de comunicação
Estar presente em diferentes meios de comunicação é essencial para sua estratégia de reconhecimento de marca. Não estamos dizendo para você investir em todas as mídias, mas diversificar.
Se a sua intenção é ser reconhecido no seu segmento, é preciso explorar todo o potencial das mídias on e offline. Dessa forma, você consegue atingir sua persona onde ele estiver.
6. Crie estímulos sensoriais
Falamos muito da parte visual das marcas, como o público as enxergam. Porém, é importante explorar os outros sentidos: audição, paladar, olfato e tato.
Desse modo, as pessoas conseguem associar a sua imagem quando entrarem em contato com determinado som, sabor, cheiro ou textura.
Esses detalhes criam lembranças nas mentes dos consumidores.
Contudo, deve-se tomar cuidado para não estimular demais os sentidos e causar sentimentos negativos.
Sabe aquele perfume forte ou aquela música alta e frenética em algumas lojas? Na maioria dos casos, é bom evitar.
O reconhecimento da marca pode ser ocasionado por diversos fatores, e é necessário que você encontre o seu caminho para se diferenciar dos demais.
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