Uma das maneiras mais efetivas de escolher corretamente onde investir é calcular o ROI com precisão e agir em cima dele.
Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, etc.
O ROI é importante para responder algumas perguntas importantes sobre o seu negócio, como:
- Quais são as maiores fontes de lucro da empresa?
- Quais são os canais de comunicação mais eficazes?
- O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o esperado?
- O processo de vendas tem se mostrado eficiente?
- O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização ou deixa a desejar?
É claro que você não vai encontrar informações detalhadas somente com a análise de um determinado período através do ROI, mas ele vai te dar uma boa direção de onde procurar.
Após esse levantamento, usando outras métricas e indicadores importantes, você poderá se aprofundar melhor nos pontos que precisam de melhorias.
Como calcular o ROI
A maneira mais simples de calcular o ROI é utilizando a seguinte fórmula:
ROI = (Receita – Custo/Custo) x 100
Essa fórmula pode ser utilizada de modo abrangente — para analisar o negócio como um todo — ou específico — para avaliar um projeto ou área, individualmente.
Trabalhando dessa forma, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.
Além disso, o resultado final será em porcentagem, o que facilita a comparação entre o ROI de diferentes ações ou estratégias.
Ao calcular o ROI de uma área ou de uma campanha em específico, lembre-se de utilizar apenas o valor levantado pelo segmento escolhido.
Por exemplo, para calcular o retorno sobre investimento de uma plataforma de e-commerce, o valor da receita deve representar apenas as vendas desse canal e não o da loja como um todo.
O mesmo deve ser levado em consideração para o levantamento dos custos.
Com o ROI em mãos, é possível analisar:
- O que foi feito (ou deixou de ser feito) que pode ter influenciado nesse resultado
- Se existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno
- O que as ações de alto ROI possuem que é possível replicar nas demais
- Se suas campanhas possuem um retorno semelhante as de seus concorrentes
- Se a sua empresa possui resultados melhores do que as demais do setor
Mesmo assim, existe algumas limitações para a utilização do ROI.
Limitações do indicador
Embora o cálculo acima pareça a solução para todas as suas dúvidas em relação aos investimentos da sua empresa, na verdade não é bem assim que as coisa funcionam.
O ROI não leva em conta a duração do investimento. Portanto, se estivermos falando, por exemplo, de um ROI de 5% ao dia, o investimento é maravilhoso. Mas se estivermos falando de investimentos de longo prazo como, por exemplo, 1 ano, isso já não é uma boa notícia.
Afinal, o ROI não considera as flutuações de valor devido à inflação e o cálculo do ROI também não leva em conta o aumento (ou redução) da inflação.
Um retorno de 5% ao ano, seria dissolvido pelo aumento da inflação ou por outras questões bancárias como impostos, tarifas, etc.
O ROI também não leva em conta a sazonalidade.
Se você utilizar o ROI para medir um investimento de médio ou longo prazo, pode obter um resultado positivo e achar que está tudo bem, sendo que isso pode não refletir exatamente essa verdade.
Dependendo do investimento em questão, esse número pode ter sido influenciado por alguma ocasião e mascarar os resultados negativos de certos períodos.
O cálculo do ROI pode ser manipulado
Um empresário pode comparar o ROI de dois produtos dividindo o lucro bruto gerado por cada um deles e considerar como custo as despesas da equipe de marketing.
Mas a equipe do financeiro pode fazer a mesma análise utilizando números completamente diferentes como, por exemplo, o lucro líquido de cada produto como receita e o valor total de todos os recursos empregados para produzir e vender o produto como custo.
Por conta disso, quem utiliza o ROI para avaliar um investimento, deve se certificar de que conhece a origem dos números utilizados e garantir que todos os cálculos utilizam o mesmo padrão.
Diante das informações apresentadas anteriormente, fica claro que o ROI tem um profundo impacto sobre a saúde da sua empresa, tanto nos resultados imediatos de marketing e vendas quanto na capacidade de se manter relevante no mercado.
Por isso, use essas informações como ponto de partida para tomar boas decisões e lucrar mais.
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