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Avaliando sua estratégia de reconhecimento de marca

out 14, 2019 | Marca

Muitas empresas de materiais para construção têm pouco ou nenhum conhecimento da eficácia de sua estratégia de reconhecimento de marca.  

Por esse motivo, pode ser difícil adquirir adesão de executivos para apoiar táticas e estratégias de construção de marca. 

Porém, medir o reconhecimento da marca é mais fácil do que você imagina! Veja abaixo 4 formas de medir o reconhecimento de sua marca

Como medir o reconhecimento da marca? 

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa identificar seus objetivos. 

Como você pode ver, o reconhecimento da marca pode significar algo diferente de acordo com a necessidade de cada empresa.  

Mas para ter sucesso em uma estratégia de reconhecimento da marca, precisa determinar exatamente o que o reconhecimento da marca significa para a sua empresa. 

Uma maneira fácil de definir o reconhecimento da marca é reunir seus tomadores de decisão e as principais partes interessadas e fazer com que eles anotem sua definição de reconhecimento da marca.  

Em seguida, encontre as respostas para especificar seu objetivo. É importante garantir que todos na equipe tenham a mesma definição geral do que é reconhecimento de marca, além de garantir que todos vejam o valor de executar uma estratégia de reconhecimento de marca. 

A crescente conscientização e identidade da marca não acontece da noite para o dia.

A aceitação antecipada dos principais tomadores de decisão impede que se questione o motivo pelo qual certas táticas estão sendo priorizadas. 

Atribua métricas para o reconhecimento de sua marca 

Um dos maiores equívocos em torno do reconhecimento da marca é a ideia de que é impossível mensurar a marca.  

Embora seja verdade que pode ser mais difícil medir o reconhecimento de uma marca do que algo tangível, como, por exemplo uma taxa de abertura de e-mail, medi-la é tão simples quanto atribuir métricas às suas metas e esforços. 

Cada uma das métricas pode ser medida, usando as metas SMART como parâmetros de referência para melhorias futuras. Existem várias métricas que você pode usar para avaliar o reconhecimento da marca, incluindo:

Menção da marca 

Uma menção à marca ocorre sempre que alguém menciona o nome da sua marca na Web, incluindo links, menções e texto. 

Ações de mídia social

Você pode medir quantos compartilhamentos sociais e quais canais de mídia social estão sendo usados para compartilhar sua marca.  

Lembre-se de se perguntar se você gostaria de compartilhar seu próprio conteúdo. Se sua resposta for sim, os compartilhamentos sociais são uma boa métrica para você. 

Links externos 

Os links externos melhoram a visibilidade da sua marca para clientes em potencial e reconhecem seu site como uma figura de autoridade no seu setor de atuação. 

Tráfego do site

Medir o tráfego do site é uma maneira infalível de avaliar o reconhecimento da marca. Você pode acompanhar e avaliar quais métodos da sua estratégia de marketing estão trazendo mais ou menos tráfego para o seu site. 

As métricas que você escolhe para medir suas metas precisam ser relevantes. Se você escolher uma métrica que não faz sentido, nunca verá resultados precisos e poderá desanimar ao realizar esforços para melhorar essas métricas. 

Por exemplo, se seu objetivo é fazer com que as pessoas falem sobre sua marca online, medir um aumento no tráfego do site não é uma boa métrica. A medição das menções à marca, por outro lado, é uma boa opção. 

Verifique se você tem diferentes facetas de suas estratégias de conteúdo para se alinhar com as diferentes métricas e objetivos. Cada estratégia de conteúdo deve estar vinculada à uma estratégia de marketing maior. 

Otimizando sua estratégia de marketing com métricas 

Após identificar suas metas de reconhecimento da marca, você precisa observar as métricas que refletem com precisão seu progresso em direção a essas metas. 

Em seguida, com base nessas métricas, otimize sua estratégia de marketing para definir e atingir novas metas. 

Certifique-se, também, de que cada membro da equipe – dos executivos à sua equipe de implementação – entenda como você chegou a cada métrica e o que a métrica significa para a estratégia geral. 

Esse nível de transparência promove o sucesso e o melhoramento de suas táticas de marketing. Portanto, não desanime se você não perceber resultados de forma imediata. A obtenção de resultados leva tempo, testes, erros e acertos. 

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