Escolha uma Página

4 razões para gerenciamento da experiência do cliente B2B

dez 2, 2019 | B2B

O termo experiência do cliente é considerado, hoje, algo muito importante para o setor de suporte ao cliente B2B. Aqui estão quatro razões pelas quais o gerenciamento da experiência do usuário B2B é mais importante do que você pensa…

1. A experiência B2B é mais pessoal que B2C

A experiência do cliente B2C às vezes pode ser passageira, mas, no caso das relações B2B, as experiências entre clientes e empresas podem durar longos períodos.

Durante um processo de implementação de TI, por exemplo, um cliente pode trabalhar em estreita colaboração com o mesmo grupo de pessoas em uma empresa por semanas ou meses.

Títulos de confiança podem ser formados ou quebrados durante esse período e podem criar ou romper um relacionamento comercial.  As pessoas em geral tendem a perdoar mais as pessoas que respeitam, gostam de trabalhar e, mais importante, conhecem bem.

Uma experiência interpessoal positiva pode ser exatamente o que você precisa no mundo dos negócios, se algo der errado com um cliente.

2. Há pouco espaço para erro na experiência do cliente B2B

Embora os clientes B2B tenham o potencial de perdoar mais nas circunstâncias certas, isso não significa que as empresas tenham um passe livre para cometer erros o tempo todo.

No B2C, se uma empresa cometer um erro na experiência do cliente, ele entra online e pode encontrar facilmente todos os erros que a empresa (e seus concorrentes) cometeram no passado.

 Sentindo-se derrotados, muitos clientes B2C permanecerão na empresa, apesar do erro, devido à pura apatia, porque não há uma opção melhor disponível.

No B2B é diferente. Alguns clientes têm relacionamentos com pessoas de empresas concorrentes e têm opções disponíveis.

É importante controlar os fatores do dia-a-dia na experiência do cliente B2B, tanto quanto possível. Desde a qualidade do serviço à capacidade de resposta e tudo mais, para minimizar a quantidade de erros que afetam a experiência do usuário.

Esses erros são simplesmente mais caros no B2B do que no B2C, pois a substituição de um cliente B2B é mais difícil.

3. Uma boa experiência do cliente é mais do que alinhamento de culturas

No entanto, especialmente no B2B, a experiência do usuário é mais do que um relacionamento feliz entre as empresas. Garantir que a tecnologia entre duas empresas esteja alinhada, por exemplo, pode ser fundamental para um relacionamento de trabalho bem-sucedido.

Duas empresas de software podem se dar muito bem, mas se tiverem uma integração importante em diferentes linguagens de programação, não importa o quão boa a parceria seja, trabalhar em conjunto será difícil.

Embora a cultura e os princípios da empresa sejam importantes nos relacionamentos B2B, deve-se estar sempre atento à qualidade desse relacionamento.

4. Uma boa experiência do cliente nunca está completa

Uma experiência do cliente não é uma equação matemática e por isso não há uma única resposta sobre qual seria o melhor caminho para se manter esse relacionamento.

As empresas que entendem o que é necessário para criar uma sólida experiência do cliente também entendem que a experiência nunca acaba. É importante facilitar continuamente os comentários sobre como melhorar a experiência.

Use as informações coletadas para aprender sobre seu cliente – dos funcionários às instalações – e descubra o que pode melhorar a experiência, mantendo tempo e recursos em mente. Ao fazer isso, a experiência aprimorada do cliente pode ser usada para aumentar a retenção de clientes e impulsionar novas vendas.

Não tenha medo de tentar coisas novas para melhorar a experiência e acompanhar as experiências dos concorrentes. Aprender com os outros é importante para melhorar a experiência do cliente.

Em conclusão, a experiência do cliente B2B pode importar mais do que você pensa, porque alinha a cultura da empresa, os relacionamentos pessoais, a tecnologia e a melhoria contínua.

Claro, ainda pode ser um chavão, mas os conceitos por trás dele são os principais princípios de negócios. Não se deixe enganar pela terminologia – é importante entender como uma sólida experiência do cliente, impulsionada por um software B2B para suporte ao cliente pode ajudar sua empresa a melhorar e atrair novos clientes.

Branding: O que é marca e por que as empresas precisam dela?

A marca de uma empresa de materiais para construção é um dos ativos mais valiosos do seu negócio, mas a maioria dos empresários confunde marca com design.  A alteração do seu logotipo provavelmente não resolverá o problema do seu cliente em potencial e não atrairá...

4 razões para gerenciamento da experiência do cliente B2B

O termo experiência do cliente é considerado, hoje, algo muito importante para o setor de suporte ao cliente B2B. Aqui estão quatro razões pelas quais o gerenciamento da experiência do usuário B2B é mais importante do que você pensa… 1. A experiência B2B é mais...

Erros no reconhecimento de marca de sua empresa

Construir a marca da sua empresa é tão importante quanto comercializar seus produtos. Melhorar o reconhecimento de sua marca deve ser uma iniciativa estratégica. A pergunta é: como fazer isso? Você pode começar avaliando como...

5 sinais de que sua marca é um desperdício de dinheiro

Como fabricante, você entende a importância do ROI (retorno do investimento). É fácil investir US$ 400 mil em máquinas se produzir US$ 10 mil em receita certo? Mas e as coisas com as quais você está menos familiarizado, mas que são importantes.  A marca, por...

Geração de leads qualificados

A geração de leads qualificados é fundamental para atrair possíveis clientes e melhorar as vendas de uma empresa de materiais para construção. Por isso, é essencial saber como gerar leads qualificados e garantir que esse lead entenda que seu negócio é a solução ideal...

Avaliando sua estratégia de reconhecimento de marca

Muitas empresas de materiais para construção têm pouco ou nenhum conhecimento da eficácia de sua estratégia de reconhecimento de marca.   Por esse motivo, pode ser difícil adquirir adesão de executivos para apoiar táticas e estratégias de construção de...

15 informações estatísticas que você deve saber sobre identidade de marca

É preciso, em média, 5 a 7 impressões de uma marca antes que alguém se lembre dela. 64% das pessoas citam valores compartilhados como a principal razão de terem se relacionado com uma empresa. As marcas que se conectam emocionalmente com seus compradores causam o...

10 etapas para a construção de sua marca

Existem diversos estudos sobre a importância da marca para o mundo dos negócios e qualquer gestor sabe que ter uma marca forte é um grande diferencial de mercado para a maioria das empresas, inclusive as do setor de materiais para construção. Porém, uma marca não...

Utilizando o ROI para analisar os investimentos empresariais

Uma das maneiras mais efetivas de escolher corretamente onde investir é calcular o ROI com precisão e agir em cima dele. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado. Isso inclui tudo...

Branding para materiais de construção

Para uma empresa de materiais para construção, a confiança é um fator-chave. Para atrair e converter novos clientes em um mercado tão concorrido, você precisa contar sua história e comunicar sua promessa de uma maneira que crie imediatamente credibilidade e confiança....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest