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Como as marcas podem usar o jornalismo para alcançar clientes?

fev 20, 2020 | Dicas, Geração de Conteúdo, Inbound Marketing

Há pouco tempo, revistas especializadas dominavam o cenário da mídia dos setores de Arquitetura, Design e Construção. Com um “exército” virtual de jornalistas, escritores, fotógrafos e profissionais do jornalismo de primeira linha, a mídia forneceu aos leitores – contratados, líderes de canais e até proprietários de casas – as informações e notícias mais recentes sobre o setor.

Como resultado, suas páginas eram importantes para as campanhas de marketing do setor. Suas páginas de anúncios geralmente exigiam orçamentos robustos e as opiniões das equipes editoriais das revistas eram muito valiosos. O sucesso dos profissionais de marketing estava vinculado à frequência com que suas marcas eram exibidas nas páginas das revistas comerciais. Os tempos mudaram.

Enquanto muitas das revistas especializadas ainda são viáveis, algumas estão sendo produzidas de forma diferente, com uma equipe editorial bem menor e com menos páginas. Outras fecharam ou entraram em modelos de consolidação e fusões de aquisições. 

No lugar desse espaço deixado pelas revistas especializadas, blogueiros, influenciadores de mídia social e boletins eletrônicos estão dominando o mercado. A distribuição livre de notícias, com publicidade mínima e a mídia digital praticamente substituíram o modelo de negócios das mídias tradicionais.

Mesmo assim ainda há necessidade de jornalismo. Talvez mais ainda do que antigamente. À medida que o público não consegue saciar seus desejos de serem atendidos com relatórios imparciais e de alta qualidade. Quem vai oferecer esses relatórios para eles? Você, é claro. Pense como um jornalista.

Existem algumas maneiras de fazer isso – mas em todos os casos – é crucial que você pense através do viés do jornalismo. Atenda as necessidades do público, acima de tudo. Forneça as informações que precisam, que irão ajudá-los a tomar decisões, ou que eles acham interessante. 

Com isso em mente, aqui estão algumas maneiras pelas quais as marcas podem ser abordadas para atender as necessidades de seu público-alvo através do jornalismo:

Publicidade nativa

É certo que é um pouco impróprio chamar isso de “publicidade”. Por um lado, é porque você está pagando pelo espaço em uma publicação impressa ou digital. Mas, teoricamente, isso deve ser abordado com intenções puramente jornalísticas. 

A ideia é criar um artigo que será executado em uma publicação de terceiros. Será rotulado como “patrocinado”, para que você não engane ninguém a pensar que é uma notícia de última hora. Mas você deve resistir ao desejo de simplesmente promover seus produtos ou serviços. Os leitores verão bem isso. 

Em vez disso, use-o como uma oportunidade para educar seu público-alvo, talvez na forma de um “perfil de projeto” com uma aplicação exclusiva de um produto ou serviço comprovado. Ensine a eles algo que eles precisam saber. Dê a eles informações que eles possam usar em seu dia-a-dia. 

Ofereça oportunidades para os leitores interessados conhecerem melhor sua marca, direcionando-os para um destino específico em seu site ou para uma página de destino direcionada por campanhas. Se você fizer isso bem, não precisará enviar uma mensagem de vendas forte. O público naturalmente estará interessado na promessa da sua marca. 

Blogs

Onde as revistas especializadas deixaram espaço, blogueiros e influenciadores assumiram o espaço. Eles desenvolveram suas próprias plataformas para alcançar públicos-alvo em categorias de interesse comercial altamente específicas. 

Alguns são ex-jornalistas – demitidos de revistas especializadas – usando as habilidades aprimoradas ao longo de uma carreira para continuar a servir seu público. Outros são empreiteiros ou comerciantes atuais que desenvolveram perspectivas únicas e credenciais consideráveis que podem oferecer para avaliar produtos ou serviços relevantes para a casa e para a construção. 

Com vários programas de integração, as marcas têm oportunidades únicas de alavancar esses blogueiros e influenciadores para alcançar e motivar as comunidades que construíram. 

Quando essas oportunidades são buscadas, é importante garantir que os blogueiros direcionados abordem seu trabalho com a mesma seriedade de um jornalista. É melhor para todos os envolvidos, que você se apegue a influenciadores autênticos. E que querem servir seu público, tanto quanto você.

jornalismo

Crie seu próprio modelo

Quando os profissionais de marketing usam publicidade nativa ou trabalham com blogueiros, estão basicamente pegando carona com o público. Mais lucrativo seria desenvolver um público que realmente possa pagar para ler o que você tem a publicar por um longo período. 

Quase todas as marcas têm conhecimento interno que pode beneficiar seus clientes em potencial. Vendas, marketing, engenharia – e até departamentos de contabilidade – têm uma equipe talentosa, que trabalha no setor há décadas. 

Sua empresa possui esse conhecimento. Por que não compartilhar? Por que não ser o consultor de recursos e de confiança que seu público está procurando? 

Numa época em que grandes profissionais do jornalismo são difíceis de encontrar, as marcas podem usar esse recurso para o seu público. Você pode preencher esse vazio. 

Como em qualquer tipo de esforço de alinhamento de vendas e marketing, lembre-se de que o Marketing de Conteúdo eficaz exige um plano estratégico e o compromisso de analisar continuamente a eficácia de cada campanha para desenvolver as melhores práticas para atingir as metas de negócios. Se sua equipe está interessada apenas em publicar aleatoriamente postagens de blog é improvável que alcance um resultado satisfatório.

Considere estas quatro dicas de marketing de conteúdo para “pensar” como um jornalista e “ver” através do jornalismo:

Escreva para humanos

Pesquise e reconheça quais palavras-chave sua marca deve ter como alvo, mas não as coloque apenas no conteúdo. Isso pode levar a uma penalidade de “otimização excessiva” do Google. Em vez disso, escreva conteúdos de qualidade para seus usuários.  

Crie conteúdo abrangente, em comprimento e profundidade. As palavras-chave e a intenção da sua marca serão encontradas de maneira autêntica e natural. E, por falar no Google, é importante nunca publicar o mesmo conteúdo em várias plataformas sociais. Cada postagem deve ser distinta para que seja bem classificada. 

Use uma única voz

Usar uma voz única para sua marca cria consistência na mensagem conforme você molda a percepção do cliente. Nesse processo, sua marca moldará ainda mais as expectativas. E quando executada fielmente, a experiência fornecida ao seu público será confiável.

Forneça valor

O marketing de conteúdo, como em todo editorial bem desenvolvido, não é publicidade. Como um jornalista, concentre-se em como cada artigo pode ajudar seus leitores. As vendas ganharão força quando você ganhar a confiança e o respeito do seu público.

Invista no feedback voltado para o futuro dos representantes de vendas e da equipe de atendimento ao cliente, para ajudar a identificar os tópicos nos quais seus clientes estão interessados. No processo, você conhecerá seus pontos negativos e o conteúdo que pode produzir para ajudá-los a superar seus problemas e desafios. 

Mais de ¾ dos clientes em potencial reclamam que as marcas não os entendem como indivíduos. E, como tal, eles continuarão a evitar mensagens de marketing mal-intencionadas. 

Acompanhe os resultados

Para analisar a eficácia do seu conteúdo, acompanhe o tráfego gerado pelo marketing de conteúdo e determine as conversões.

Sem ele, o conteúdo de “baixo desempenho” e o conteúdo de “melhor produção” não podem ser distinguidos. O conteúdo deve servir para impulsionar o sucesso nos negócios, para trazer mais tráfego para seu site ou páginas de destino, aumentar leads e aumentar a conscientização da marca.

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