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6 etapas para uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo

abr 2, 2020 | Geração de Conteúdo, Inbound Marketing

Se você deseja criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, é hora de abandonar o conteúdo que você deseja criar e começar a produzir conteúdo que atenda às preocupações e interesses de seu público-alvo usando personas precisas e orientadas por dados.

 Abaixo seguem seis etapas para você criar uma estratégia de conteúdo eficaz e orientada para gerar leads no tom e no estilo que seus compradores desejam.

Etapa 1 – Use dados e não suposições para definir suas personas

As personas são a maneira mais poderosa de impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo e criar conteúdo que agregue valor real aos compradores certos. Quanto mais factual e aprofundado você puder tornar suas personas, mais embasada será sua estratégia.

Pesquise profundamente todas as fontes de dados disponíveis para criar personas que realmente representam seu público. Não estamos falando apenas falando do bancos de dados de clientes, use as análises do Twitter e do Facebook, as ferramentas do Google para webmasters e o Lead Forensics para obter informações detalhadas sobre o seu público e seus comportamentos.

Etapa 2 – Resolva desafios e agregue valor

Ser relevante e valioso para seus compradores é essencial, caso você queira criar um conteúdo que converta. Especialmente quando 60% dos compradores são motivados a pesquisar produtos somente após ler algum conteúdo sobre ele.

Ao montar seus planos editoriais de conteúdo, lembre-se do que faz com que a personalidade de seu comprador se destaque e dos desafios que eles enfrentam em seu papel do dia a dia. Ao responder a essas perguntas no conteúdo que você criar, você agregará valor aos seus compradores e estará no caminho para o status de liderança em pensamento.

Então, você construiu as personas de seus compradores e tem uma ideia clara dos desafios que eles enfrentam. Um bom profissional de marketing de conteúdo, mas você ainda não terminou, especialmente quando 3 em cada 4 profissionais de marketing citam o conteúdo atraente como um fator no fechamento de vendas.

Etapa 3 – Detecte os macro momentos, tópicos e eventos relevantes

58% dos profissionais de marketing concordam que ser relevante e atraente é a primeira coisa que torna o marketing de conteúdo tão eficaz. Embora seus objetivos de marketing de conteúdo mudem com o tempo, a necessidade de ser relevante e envolvente não mudará.

Mapeie eventos, tópicos e notícias relevantes do setor ao longo do ano e use a inspiração criativa que eles podem fornecer, mas lembre-se de mantê-la relevante!

Certifique-se de que todos os eventos ou histórias possam estar associados aos interesses pessoais das pessoas compradoras, porque ninguém gosta de notícias irrelevante.

Ao mapear seus momentos macro, você terá a oportunidade de ser mais ágil e flexível com o conteúdo que criar.

Etapa 4 – Veicule o conteúdo da mídia que é de interesse de suas personas

Se suas personas passam a maior parte do tempo no YouTube, você provavelmente precisa começar a veicular conteúdo como vídeos. Se acha que suas personas sempre fazem o download de documentos e guias, você provavelmente precisa criar e-books e guias para download.

A maioria dos profissionais de marketing usará até 12 táticas diferentes para alcançar seu público-alvo. Portanto, não tenha medo de misturar e combinar sua mídia para encontrar o que se encaixa com suas personas.

Etapa 5 – Esteja no lugar certo, na hora certa

Ser oportuno pode melhorar ou quebrar sua estratégia de marketing – por isso, é essencial que você esteja no lugar certo, na hora certa.

Use suas mídias sociais e analytics de sites para descobrir onde seus compradores gastam seu tempo e depois intensifique seus esforços para estar presente.

Etapa 6 – Amarre todos os pontos

Por último, conheça suas metas de marketing de conteúdo e as métricas de suporte de dentro para fora. Ao determinar esses detalhes, você poderá concentrar sua criação de conteúdo posteriormente, medir o ROI do seu conteúdo e evoluir regularmente suas personas com base em informações reais de dados.

Comece identificando seu principal objetivo de marketing de conteúdo e determinando os KPIs relacionados para atingir esse objetivo. Em seguida, combine suas métricas de suporte do dia-a-dia com seus KPIs e você estará no caminho do sucesso.

Quaisquer que sejam seus objetivos de negócios, o uso de uma abordagem orientada a pessoas para sua estratégia de marketing de conteúdo é uma maneira poderosa de criar conteúdo oportuno, relevante e valioso.

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