Escolha uma Página

6 etapas para uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo

abr 2, 2020 | Geração de Conteúdo, Inbound Marketing

Se você deseja criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, é hora de abandonar o conteúdo que você deseja criar e começar a produzir conteúdo que atenda às preocupações e interesses de seu público-alvo usando personas precisas e orientadas por dados.

 Abaixo seguem seis etapas para você criar uma estratégia de conteúdo eficaz e orientada para gerar leads no tom e no estilo que seus compradores desejam.

Etapa 1 – Use dados e não suposições para definir suas personas

As personas são a maneira mais poderosa de impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo e criar conteúdo que agregue valor real aos compradores certos. Quanto mais factual e aprofundado você puder tornar suas personas, mais embasada será sua estratégia.

Pesquise profundamente todas as fontes de dados disponíveis para criar personas que realmente representam seu público. Não estamos falando apenas falando do bancos de dados de clientes, use as análises do Twitter e do Facebook, as ferramentas do Google para webmasters e o Lead Forensics para obter informações detalhadas sobre o seu público e seus comportamentos.

Etapa 2 – Resolva desafios e agregue valor

Ser relevante e valioso para seus compradores é essencial, caso você queira criar um conteúdo que converta. Especialmente quando 60% dos compradores são motivados a pesquisar produtos somente após ler algum conteúdo sobre ele.

Ao montar seus planos editoriais de conteúdo, lembre-se do que faz com que a personalidade de seu comprador se destaque e dos desafios que eles enfrentam em seu papel do dia a dia. Ao responder a essas perguntas no conteúdo que você criar, você agregará valor aos seus compradores e estará no caminho para o status de liderança em pensamento.

Então, você construiu as personas de seus compradores e tem uma ideia clara dos desafios que eles enfrentam. Um bom profissional de marketing de conteúdo, mas você ainda não terminou, especialmente quando 3 em cada 4 profissionais de marketing citam o conteúdo atraente como um fator no fechamento de vendas.

Etapa 3 – Detecte os macro momentos, tópicos e eventos relevantes

58% dos profissionais de marketing concordam que ser relevante e atraente é a primeira coisa que torna o marketing de conteúdo tão eficaz. Embora seus objetivos de marketing de conteúdo mudem com o tempo, a necessidade de ser relevante e envolvente não mudará.

Mapeie eventos, tópicos e notícias relevantes do setor ao longo do ano e use a inspiração criativa que eles podem fornecer, mas lembre-se de mantê-la relevante!

Certifique-se de que todos os eventos ou histórias possam estar associados aos interesses pessoais das pessoas compradoras, porque ninguém gosta de notícias irrelevante.

Ao mapear seus momentos macro, você terá a oportunidade de ser mais ágil e flexível com o conteúdo que criar.

Etapa 4 – Veicule o conteúdo da mídia que é de interesse de suas personas

Se suas personas passam a maior parte do tempo no YouTube, você provavelmente precisa começar a veicular conteúdo como vídeos. Se acha que suas personas sempre fazem o download de documentos e guias, você provavelmente precisa criar e-books e guias para download.

A maioria dos profissionais de marketing usará até 12 táticas diferentes para alcançar seu público-alvo. Portanto, não tenha medo de misturar e combinar sua mídia para encontrar o que se encaixa com suas personas.

Etapa 5 – Esteja no lugar certo, na hora certa

Ser oportuno pode melhorar ou quebrar sua estratégia de marketing – por isso, é essencial que você esteja no lugar certo, na hora certa.

Use suas mídias sociais e analytics de sites para descobrir onde seus compradores gastam seu tempo e depois intensifique seus esforços para estar presente.

Etapa 6 – Amarre todos os pontos

Por último, conheça suas metas de marketing de conteúdo e as métricas de suporte de dentro para fora. Ao determinar esses detalhes, você poderá concentrar sua criação de conteúdo posteriormente, medir o ROI do seu conteúdo e evoluir regularmente suas personas com base em informações reais de dados.

Comece identificando seu principal objetivo de marketing de conteúdo e determinando os KPIs relacionados para atingir esse objetivo. Em seguida, combine suas métricas de suporte do dia-a-dia com seus KPIs e você estará no caminho do sucesso.

Quaisquer que sejam seus objetivos de negócios, o uso de uma abordagem orientada a pessoas para sua estratégia de marketing de conteúdo é uma maneira poderosa de criar conteúdo oportuno, relevante e valioso.

Dicas de valorização da marca para indústrias

A valorização da marca na indústria de materiais para construção é fundamental. A marca, em primeiro lugar, separa sua empresa da concorrência. Divulgar sua marca aumenta o reconhecimento da sua empresa. Por exemplo, você sabia que: ...

Como as marcas podem usar o jornalismo para alcançar clientes?

Há pouco tempo, revistas especializadas dominavam o cenário da mídia dos setores de Arquitetura, Design e Construção. Com um “exército” virtual de jornalistas, escritores, fotógrafos e profissionais do jornalismo de primeira linha, a mídia forneceu aos leitores -...

Utilizando o blog para reconhecimento da marca

Os blogs são uma das formas mais eficazes de melhorar a visibilidade de sua marca ao longo do tempo. Para empresa de materiais para construção com marcas pouco conhecidas, o blog pode parecer, a princípio, uma iniciativa que não traz muitos resultados. Mas não é...

Inbound marketing: 25 maneiras de aumentar o conhecimento da marca

Uma das principais preocupações entre nossos clientes é a falta de reconhecimento da marca. Eles têm tantas coisas boas a oferecer, mas ninguém sabe que elas existem.  Ao criar reconhecimento da marca, sua melhor arma é a exposição repetitiva. Sua...

Erros no reconhecimento de marca de sua empresa

Construir a marca da sua empresa é tão importante quanto comercializar seus produtos. Melhorar o reconhecimento de sua marca deve ser uma iniciativa estratégica. A pergunta é: como fazer isso? Você pode começar avaliando como...

Branding: O que é marca e por que as empresas precisam dela?

A marca de uma empresa de materiais para construção é um dos ativos mais valiosos do seu negócio, mas a maioria dos empresários confunde marca com design.  A alteração do seu logotipo provavelmente não resolverá o problema do seu cliente em potencial e não atrairá...

Faça sua loja vender mais

Para sua loja de materiais para construção vender mais, existem diversas variáveis que podem dificultar o processo como: sazonalidade, decisões governamentais de financiamento de habitação, entre outros fatores. Nesse artigo apresentamos algumas dicas para sua loja...

Utilizando o ROI para analisar os investimentos empresariais

Uma das maneiras mais efetivas de escolher corretamente onde investir é calcular o ROI com precisão e agir em cima dele. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado. Isso inclui tudo...

15 informações estatísticas que você deve saber sobre identidade de marca

É preciso, em média, 5 a 7 impressões de uma marca antes que alguém se lembre dela. 64% das pessoas citam valores compartilhados como a principal razão de terem se relacionado com uma empresa. As marcas que se conectam emocionalmente com seus compradores causam o...

5 sinais de que sua marca é um desperdício de dinheiro

Como fabricante, você entende a importância do ROI (retorno do investimento). É fácil investir US$ 400 mil em máquinas se produzir US$ 10 mil em receita certo? Mas e as coisas com as quais você está menos familiarizado, mas que são importantes.  A marca, por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest