Escolha uma Página

10 etapas para a construção de sua marca

jun 29, 2020 | Dicas, Inbound Marketing, Marca

Existem diversos estudos sobre a importância da marca para o mundo dos negócios e qualquer gestor sabe que ter uma marca forte é um grande diferencial de mercado para a maioria das empresas, inclusive as do setor de materiais para construção.

Porém, uma marca não passa a ser reconhecida mundialmente, da noite para o dia. Na maioria das vezes, esse reconhecimento demora muitos anos para ser conquistado.

De qualquer forma, para sua marca ser reconhecida é preciso, inicialmente, que ela seja criada e existem diversas formas de fazer isso. Nesse artigo apresentamos a sugestão de 10 passos para você começar a criar sua marca, de uma forma didática e simples. Veja a seguir.

Etapa 1: Estabeleça o objetivo de sua marca

A pergunta que deve ser feita é: Por que estou no negócio?

Claro que seu objetivo principal é o de obter lucro, mas esse não é o tipo de objetivo que ajudará a estabelecer uma identidade para sua marca. Isso deve ir além dos produtos ou serviços que você oferece. Você deve se aprofundar e definir verdadeiramente o objetivo da sua marca. Você pode colocar esse objetivo em uma declaração de missão.

O “por que” de uma missão deve ser o aspecto principal da sua marca. Essa é a informação mais importante para o consumidor. Esse é o fator que separa sua empresa de todos os seus concorrentes.

Seu objetivo é definirá sua marca. Ele define o padrão de comportamento de sua equipe e se torna o que seus clientes esperam quando compram seus produtos e serviços.

Etapa 2: identifique seu público-alvo

Quem quer comprar o que você vende?

Identificar seu público-alvo é um dos aspectos mais importantes da marca. Se você ignorar esta etapa, o restante da sua estratégia de construção de marca estará perdido.

Seu negócio não é para todos. Não é necessário atrair todas as pessoas no planeta. Lembre-se, a marca é um componente do marketing. Não perca de vista isso. Você precisa tratar sua estratégia de marca como qualquer outra campanha de marketing.

Etapa 3: Crie uma voz única para sua marca

Depois de identificar seu público-alvo, você deve desenvolver uma imagem para sua marca que fale com seu público. Existem muitas maneiras diferentes de abordar isso.

Sua marca deve ter uma voz consistente em todos os seus canais. Da sua página inicial aos blogs, postagens de mídia social e anúncios, sua voz deve ressoar com seu público-alvo.

Etapa 4: Conte a história da sua marca

A história da marca abrange todas as três etapas que discutimos anteriormente. Trate a história da sua marca como a versão estendida do “porquê” na sua declaração de missão.

Esta explicação de por que você está no negócio deve apelar para o seu mercado-alvo enquanto é expressa na voz da sua marca.

Etapa 5: Crie os elementos visuais da sua marca

Como as pessoas identificarão sua empresa?

Estou me referindo a coisas como seu logotipo, paleta de cores e tipografia corporativa. Estes são alguns dos pontos de partida para projetar uma marca.

Pense nos arcos dourados do McDonald’s ou na sereia da Starbucks. Quando você vê esses logotipos, sabe imediatamente o que eles representam. Algo tão simples quanto a fonte do nome da sua empresa no logotipo diz muito sobre a identidade da sua marca.

construção

Etapa 6: Estabeleça a diferenciação da sua marca

O que torna sua marca única em seu setor? Você precisa reservar um tempo para pesquisar seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo. Ao monitorar sua concorrência, você poderá descobrir quais estratégias de marca funcionam e quais evitar.

Tente não seguir a mesma estratégia de marca exata de outras empresas em um mercado saturado. Se essas empresas se identificaram bem, será um desafio para uma nova empresa entrar e ter sucesso. Os consumidores já serão leais à marca existente.

Etapa 7: Crie sua marca

Agora que você estabeleceu todos os componentes da construção de sua estratégia de marca, é hora de divulgar essa estratégia para o público. Crie seu site. Crie perfis de mídia social. Estabeleça sua presença no maior número possível de canais de marketing.

Embora possa ser tentador executar essa etapa primeiro, é importante seguir um processo lógico como o descrito até agora. Você não pode criar seu site até que a voz da sua marca seja estabelecida. Você não poderá escolher um esquema de cores eficaz até criar sua assinatura e elementos visuais. Você não pode escrever uma página ou declaração de missão “sobre nós” sem estabelecer o objetivo e a história da sua marca.

Se você concluir estas etapas, fora de ordem, toda a sua estratégia de marca sofrerá. Mas se você concluir as etapas na sequência apresentada, tudo será concretizado quando você começar a criar sua marca.

Etapa 8: Promova sua marca

Depois que sua marca for criada, é hora de começar a promovê-la. As campanhas de marketing variam de empresa para empresa. Tudo depende do tipo de marca que você está criando. Apresentar a consistência da marca em todos os canais resulta em maiores lucros e melhor reconhecimento da mesma.

Etapa 9: Faça com que outras pessoas defendam sua marca

Grandes marcas se espalham como fogo. A construção das estratégias de marketing devem levar seus clientes a se tornarem defensores da sua marca, como os clientes de grandes empresas como Apple, Nike e Adidas fazem.

Incentive as opiniões dos clientes. Execute promoções para incentivar referências. Crie um programa de fidelização de clientes. Faça parceria com influenciadores que podem dar vida à sua marca.

Ao fazer com que outras pessoas defendam e promovam sua marca, é muito mais fácil estabelecer sua reputação.

Etapa 10: Evolua conforme sua marca cresce

Esteja preparado para se adaptar e mudar com os tempos. Sua estratégia de marca de hoje pode não ser eficaz amanhã. As marcas mudam com base nas necessidades do mercado ou nas tendências do setor. Até mesmo erros potenciais da empresa podem forçá-lo a recriar sua empresa. Se você não evoluir, sua marca não sobreviverá ao longo do tempo.

Sem uma identidade forte e consistente, sua empresa será apenas outra organização sem nome e sem rosto. As pessoas não reconhecerão reconhecerão sua firma e sobreviver à concorrência será muito difícil.

A construção de uma identidade corporativa para sua marca pode fazer coisas incríveis para sua empresa. A marca permite que você estabeleças preços com base em seu valor agregado, garanta a confiança de seus clientes e faça com que as pessoas comprem cada vez mais seus produtos. Sua marca é sua reputação, por isso você precisa dar os passos adequados para criar uma marca de renome, desde o início.

Você acha que estes passos realmente são adequados para a criação de uma marca de sucesso? Deixe seu comentário logo abaixo.

Caso prefira conhecer outros temas que abordam a importância da marca para o setor de materiais para construção, acesse nosso blog.

Avaliando sua estratégia de reconhecimento de marca

Muitas empresas de materiais para construção têm pouco ou nenhum conhecimento da eficácia de sua estratégia de reconhecimento de marca.   Por esse motivo, pode ser difícil adquirir adesão de executivos para apoiar táticas e estratégias de construção de...

6 dicas para aumentar o reconhecimento da marca de sua empresa

Você tem ideia do que precisa ser feito para aumentar o reconhecimento da marca da sua empresa no seu mercado de atuação? Existem várias ações que podem ser feitas, mas abaixo seguem 6 dicas matadoras para auxiliar em suas descobertas. 1. Se necessário, reformule...

5 sinais de que sua marca é um desperdício de dinheiro

Como fabricante, você entende a importância do ROI (retorno do investimento). É fácil investir US$ 400 mil em máquinas se produzir US$ 10 mil em receita certo? Mas e as coisas com as quais você está menos familiarizado, mas que são importantes.  A marca, por...

Inbound marketing: 25 maneiras de aumentar o conhecimento da marca

Uma das principais preocupações entre nossos clientes é a falta de reconhecimento da marca. Eles têm tantas coisas boas a oferecer, mas ninguém sabe que elas existem.  Ao criar reconhecimento da marca, sua melhor arma é a exposição repetitiva. Sua...

Branding para materiais de construção

Para uma empresa de materiais para construção, a confiança é um fator-chave. Para atrair e converter novos clientes em um mercado tão concorrido, você precisa contar sua história e comunicar sua promessa de uma maneira que crie imediatamente credibilidade e confiança....

Como resolver seu problema de reconhecimento de marca?

A primeira resposta para essa pergunta é: continue fazendo o que está dando certo. Pode ser sua reputação no mercado de materiais para construção, ou seu compromisso anual de falar em uma conferência do setor.  Não importa. O que quer que esteja dando certo, deve...

Utilizando o blog para reconhecimento da marca

Os blogs são uma das formas mais eficazes de melhorar a visibilidade de sua marca ao longo do tempo. Para empresa de materiais para construção com marcas pouco conhecidas, o blog pode parecer, a princípio, uma iniciativa que não traz muitos resultados. Mas não é...

Dicas de valorização da marca para indústrias

A valorização da marca na indústria de materiais para construção é fundamental. A marca, em primeiro lugar, separa sua empresa da concorrência. Divulgar sua marca aumenta o reconhecimento da sua empresa. Por exemplo, você sabia que: ...

Faça sua loja vender mais

Para sua loja de materiais para construção vender mais, existem diversas variáveis que podem dificultar o processo como: sazonalidade, decisões governamentais de financiamento de habitação, entre outros fatores. Nesse artigo apresentamos algumas dicas para sua loja...

4 razões para gerenciamento da experiência do cliente B2B

O termo experiência do cliente é considerado, hoje, algo muito importante para o setor de suporte ao cliente B2B. Aqui estão quatro razões pelas quais o gerenciamento da experiência do usuário B2B é mais importante do que você pensa… 1. A experiência B2B é mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest