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10 etapas para desenvolver sua estratégia de marca

jul 22, 2021 | Dicas, Marca

Sua marca talvez seja o ativo mais valioso da sua empresa. Portanto, desenvolver uma marca forte deve ser a sua principal estratégia ao se lançar no mundo do empreendedorismo.

A marca deve ser entendida como a reputação da sua empresa e a sua visibilidade no mercado.

Outra dimensão importante da sua marca é o quão relevante ela é para seu público-alvo. Por isso, o desenvolvimento da marca precisa ser encarado de forma profissional e pode ser dividido em três momentos:

  • Alinhamento da marca com os objetivos do seu negócio;
  • Desenvolvimento de ferramentas para divulgação da marca (logotipo, slogan e site);
  • Fortalecimento e atualizações frequentes da marca.

A estratégia de desenvolvimento da marca, é o processo que você utiliza para dar relevância a sua marca em cada um dos três momentos. A estratégia de desenvolvimento da sua marca deve ser dividida em 10 etapas. Veja a seguir:

1. Identifique a estratégia geral do seu negócio

Uma marca forte e bem diferenciada contribui bastante para o crescimento da sua empresa, mas antes de tudo, é preciso saber: Que tipo de empresa você quer ser?

Quando você tem certeza de onde quer levar sua empresa, uma marca bem elaborada o ajudará a chegar lá.

2. Identifique seu público-alvo

Qual é o seu público-alvo? Quanto mais estreito for o foco para definir seu público-alvo, mais rápido será o crescimento. E quanto mais diversificado for o público-alvo, mais diluídos serão seus esforços de marketing. Então, como você sabe se escolheu o grupo de clientes-alvo certo? É aí que entra a próxima etapa.

3. Pesquise seu público

As empresas que fazem pesquisas sistemáticas sobre seus grupos de clientes-alvo, crescem mais rapidamente e são mais lucrativas. Além disso, aqueles que pesquisam com mais frequência (pelo menos uma vez por trimestre) crescem ainda mais rapidamente.

A pesquisa ajuda você a entender as perspectivas e as prioridades do seu público-alvo, antecipar suas necessidades e colocar sua mensagem em uma linguagem que atinja esse público. Também mostra como eles veem os pontos fortes de sua empresa e sua marca atual. Isso reduz bastante o risco de marketing associado ao desenvolvimento da marca.

4. Desenvolva um posicionamento para a sua marca

Pergunte-se, em que minha empresa se difere das outras e por que meu público-alvo deve escolher minha empresa? Crie uma declaração de posicionamento da sua marca.

Essa declaração deve ter, em média, de três a cinco frases e deve captar a essência do posicionamento de sua marca. Além disso, ela deve ser baseada na realidade, pois você terá que cumprir o que prometeu nessa declaração. Também deve ser ambiciosa, para que você tenha algo para se esforçar.

5. Desenvolva uma estratégia de comunicação da sua marca

A comunicação da sua marca deve chegar a diversos stakeholders: clientes potenciais, funcionários, influenciadores e parceiros do negócio, apenas para citar alguns.

Embora o posicionamento de sua marca deva ser o mesmo para todos os públicos, cada um tem interesses diferentes. As mensagens para cada público devem enfatizar os pontos mais relevantes.

Cada público também terá preocupações específicas que devem ser abordadas, e precisará de diferentes tipos de evidências para apoiar suas mensagens. Sua estratégia de comunicação deve atender a todas essas necessidades. Esta é uma etapa importante para tornar sua marca relevante para seu público-alvo.

6. Desenvolva seu nome, logotipo e slogan

Para muitas empresas, a mudança de nome não é necessária. Mas se você é uma nova empresa, está passando por uma fusão ou está percebendo que seu nome não se ajusta mais ao seu posicionamento, uma mudança de nome pode ser necessária.

Mesmo se você não mudar o nome da sua empresa, um novo logotipo ou um novo slogan, podem fazer sentido para apoiar melhor o posicionamento da sua marca. Lembre-se de que seu nome, logotipo e slogan não são sua marca. Eles fazem parte da identidade da sua marca, são formas de comunicar ou simbolizá-la.

E não cometa o erro de mostrar o novo logotipo internamente para obter um consenso. O nome, logotipo ou slogan não são para você ou para seus colaboradores. Eles são para o seu mercado e devem ser julgados de acordo com o que o mercado deseja, não o quanto você e seus colaboradores e parceiros gostam deles.

7. Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para empresas na era da Internet. Ele faz tudo o que o marketing tradicional faz, mas com mais eficiência. Ele usa conteúdo educacional valioso para atrair, nutrir e qualificar potenciais clientes.

Lembre-se de que a força da sua marca é impulsionada tanto pela reputação quanto pela visibilidade. Aumentar a visibilidade sem fortalecer sua reputação, raramente traz bons resultados.

O marketing de conteúdo aumenta a visibilidade e a reputação da sua marca ao mesmo tempo. É também a melhor maneira de tornar sua marca relevante para seu público-alvo.

8. Desenvolva seu site

Seu site é sua principal ferramenta de desenvolvimento da marca. É o local para onde todos os seus públicos se voltam para saber o que você faz, como faz e quem são seus clientes.

Os clientes potenciais provavelmente não escolherão sua empresa apenas com base em seu site, mas podem excluir sua empresa do radar de compras se seu site enviar uma mensagem errada.

Além disso, seu site é um espaço para desenvolver conteúdo de qualidade. Esse conteúdo se tornará o foco de todos seus esforços para otimização nos mecanismos de buscas (SEO) da internet, como o Google é fonte de referência para qualquer pessoa encontrar sua empresa. O conteúdo online é fundamental para qualquer estratégia de desenvolvimento de marca.

Atualmente, as estratégias de divulgação da sua empresa na internet podem ser aplicadas através de duas ferramentas: um site de branding (marca) que conta sua história e transmite quem você é e o que você faz, e outro site que além de divulgar sua marca, gera conteúdo relevante para nutrir e educar novos clientes potenciais. Chamamos essa ferramenta de sites de alto desempenho.

9. Construa seu kit de ferramentas de marketing

A próxima etapa do processo é construir um kit de ferramentas de marketing, que pode incluir “planilhas de vendas” de uma página que descreve ofertas de seus principais produtos e serviços e os principais mercados atendidos. Uma breve “apresentação” que pode dar uma visão geral da sua empresa ou das suas principais ofertas e um folheto eletrônico sobre a empresa.

Nesse kit também podem ser incluídos diversos vídeos, que apresentam uma visão geral da empresa, estudos de caso ou vídeos do tipo “encontre o parceiro” e as principais ofertas de serviços.

Um kit de marketing bem elaborado serve não apenas para o desenvolvimento do seu negócio, mas também para melhor divulgação da sua marca.

10. Implementar, rastrear e ajustar

É fundamental que você acompanhe o desenvolvimento da sua marca ao longo das diversas etapas apresentadas nesse artigo. Realize os ajustes de forma gradual durante todo o processo.

E muito importante sempre se perguntar: a estratégia foi implementada conforme planejado? O que aconteceu com o tráfego ao site e como sua empresa vem sendo procurada após a implantação da estratégia de marca? Quantos novos leads, aplicativos de funcionários e oportunidades de parceria foram gerados?

Somente acompanhando todo o processo é possível ter certeza de que as iniciativas implantadas estão dando certo e o faturamento vem aumentando.

Com essas 10 dicas, é bem provável que sua empresa receba um impulso de crescimento e um aumento na lucratividade.

Tente aplicar as ideias oferecidas neste artigo e analise os resultados. Depois de realizar esses testes, compartilhe sua opinião conosco e deixe seu comentário logo abaixo. Sua participação é muito importante.

Até nosso próximo artigo e boas vendas!

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