Para sua loja de materiais para construção vender mais, existem diversas variáveis que podem dificultar o processo como: sazonalidade, decisões governamentais de financiamento de habitação, entre outros fatores.
Nesse artigo apresentamos algumas dicas para sua loja vender mais, independente dessas variáveis. Veja a seguir:
Posicionamento de mercado
Qualquer estabelecimento precisa ter uma “personalidade” no mercado, que vai definir a posição que ele deseja ocupar na mente do cliente.
Portanto, ela precisa ter uma identidade que agrade o seu público e que converse com ele de maneira positiva, convertendo essa relação em vendas.
Gestão de produtos
Mais importante do que possuir um bom estoque, é saber geri-lo, ainda mais se tratando de materiais de construção, em função de sua grande variedade de produtos e finalidades.
É preciso saber organizar os produtos por categorias, da maneira mais didática possível, levando em conta as necessidades de seus clientes.
Lembre-se de que muitos deles podem não ser profissionais de construção e, portanto, não conhecem a fundo este mercado.
Outro trabalho fundamental é fazer um controle permanente do estoque, repondo periodicamente e de maneira inteligente.
Controle financeiro da loja
Saber administrar o fluxo financeiro é fundamental para o sucesso de uma loja de materiais de construção.
Um bom começo é planejar os investimentos necessários para aprimorar os resultados dos negócios.
Mantenha o controle dos registros de operações mais importantes, como controle de caixa, controle de bancos, controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, entre outros.
Proporcione conforto ao seu cliente
Além de uma boa variedade de produtos, todo cliente procura comodidade em todos os sentidos.
É importante fazer com que ele se sinta confortável dentro de uma loja, desde quando chega ao ambiente, oferecendo uma boa localização e um estacionamento prático.
O conforto deve continuar na compra, oferecendo condições de pagamento e facilidades na entrega dos produtos.
Estabeleça boas parcerias para vender mais
Ter uma boa rede de fornecedores, profissionais e prestadores de serviços é vital para a segurança nas vendas e a certeza de que o seu cliente receberá o melhor produto, com as melhores garantias de entrega e desempenho.
Invista no atendimento
Responda com sinceridade: qual cliente não gosta de ser bem atendido numa loja, especialmente no segmento de materiais de construção?
Portanto, capacitar continuamente a equipe é uma decisão inteligente, que vai gerar bons frutos. É importante que todos os funcionários conheçam os produtos e serviços da loja.
Saber um pouco de psicologia também é muito válido, para que se possa entender a necessidade do cliente.
Lembre-se de que a maioria dos clientes está realizando o sonho de construir ou reformar a sua casa e eles precisam de vendedores que entendam este sentimento e dividam com eles esta alegria.
Saber ouvir e extrair dos clientes suas reais necessidades e desejos cria um relacionamento com o cliente que vai além da venda do produto.
Técnicas de merchandising de materiais de construção
A falta de organização e merchandising fará com que os clientes não encontrem o que estão procurando ou que sintam que a sua loja de materiais de construção não tem um ambiente bom para eles realizarem suas compras.
Dedique um tempo para a sua equipe pensar no comportamento de compra do seu cliente: separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas, nas prateleiras de exposição bem abaixo dos itens.
Se sua loja conta com pouco espaço de exposição, procure ter um espaço anexo para depósito. A área de exposição é para expor e não para servir como um estoque.
Qualquer empresa que almeja crescimento precisa estar em constante evolução e buscar novas maneiras de se destacar no mercado.
Portanto, entender como atrair clientes para a loja de material de construção é fundamental para manter o negócio competitivo e melhorar os resultados.
A atração dos clientes deve ser um processo planejado com calma, entendendo todas as necessidades dos consumidores e como a loja pode trabalhar para solucioná-las.
O crescimento do público não acontece em um piscar de olhos, ele é fruto do bom trabalho e da competência nas estratégias de marketing.
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